quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A GUERRA CONTRA O CONSUMISMO


A PARTE DRAMÁTICA DA COISA...


Cultura é o conjunto de bens materiais que caracterizam um determinado agrupamento humano. A cultura compreende um conjunto complexo que inclui conhecimentos, artes, leis, crenças, moral, costumes, enfim, tudo o que o ser humano adquire como membro de sua comunidade.
A visão de mundo que permeia a sociedade é capitalista. Tudo se move através do dinheiro e do poder, isso não é nenhuma novidade. E uma conseqüência desse capitalismo é o consumismo. Isso se tornou cultura! (??)
* Consumismo é um neologismo proveniente dos “progressos” capitalistas.
A mídia controla a vida das pessoas. Nós somos como robôs, só esperando o primeiro comando para acionar o botão vicioso do consumo. Mas não estamos falando de qualquer consumo, mas sim daquele que é uma inversão da idéia de necessidade.
Existe uma valorização muito grande dos objetos: somos o que compramos, somos o que consumimos. TER = SER. Isso acentua mais a diferença entre ricos e pobres. Todos são consumidores, mas vemos a diferença de classes sociais naquilo que compram. É um verdadeiro mercado de ilusões. É um verdadeiro mercado de alienação.
Hoje há propaganda voltada só para as crianças, (os filhos e filhas do consumismo), pois se sabe que elas já são consumidoras relevantes para o mercado mundial. E onde está a educação financeira? As crianças não têm noção dos exageros capitalistas, então a culpa é dos pais ou da propaganda? Os comportamentos de consumo são estimulados por mensagens que relacionam idéias como felicidade, sucesso, auto-estima aos produtos e serviços oferecidos pelo mercado. Os signos são cuidadosamente estudados para convencer homens, mulheres, adolescentes e crianças a
desejarem consumir num mundo de sonhos mercadológicos. Os profissionais de publicidade a chamam de estratégia de marketing: relação direta entre um produto ou serviço às necessidades de um consumidor em potencial. Esta técnica também é conhecida como a arte da persuasão.
As pessoas já não controlam suas vidas, já não escolhem suas necessidades. O que devem fazer é colocado automaticamente em seus cérebros – são os famosos “zumbis do consumo”. O templo do consumismo? Estou nele! “O shopping Center! Cultos todos os dias! Venha e aproveite para lustrar seu ego no chão límpido e nas vitrines cheias de artigos atrativos”.
Então o que se deve fazer para fugir desta realidade?
Aprender novamente a pensar, escolher e consequentemente rejeitar. A realidade é moldada por nós!


“ONDE HÁ PODER, HÁ RESISTÊNCIA”
Michel Foucalt, filósofo francês.


PROPAGANDA > CONSUMISMO > ALIENAÇÃO > DESPERDÍCIO = GLOBALIZAÇÃO





A PARTE AMARGAMENTE REAL DO TODO



PODE-SE NÃO PERCEBER NADA NA SUPERFÍCIE, MAS NAS PROFUNDEZAS O INFERNO ESTÁ EM CHAMAS
Y. B. Mangunwijaya, escritor indonésio, 16 de julho de 1998.



Sempre que eu olho qualquer produto MADE IN QUALQUER LUGAR, me vem à cabeça criancinhas trabalhando por alguns centavos... As imagino orientais, mas essa situação degradante ocorre em quase todos os países em desenvolvimento, seja com crianças ou adultos, orientais ou ocidentais... São eles que trabalham para que possamos ALIMENTAR nossas VAIDADES. Ou seja, ao comprar aquele tênis lindo NIKE ou PUMA (ou qualquer outra coisa de qualquer outra marca), estamos contribuindo para a degradação das relações sociais entre sociedades.
São tantas empresas que exploram seus trabalhadores a horas de trabalho exageradas em ambientes propícios ao risco.... ISSO SE CHAMA DESTRUCTIVE MAIS-VALIA!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Para Refletir...

NOTAS INTRODUTÓRIAS




Na verdade, nunca fui fã de blogs. Sempre adorei comentar os dos outros, mas confesso que pensar em dividir minhas idéias com outras pessoas, desconhecidas ou não, sempre me amedrontou. Talvez pelo feto de não me achar capaz de prender a atenção das pessoas com um texto qualquer ou, simplesmente, por preguiça de escrever algo com certa freqüencia. Por isso larguei o curso de jornalismo: escrevo por paixão, por prazer; não por obrigação.


Escolhí este nome para o blog após ler "O Diário de Anne Frank" e sentir, mesmo que de forma insignificante, a dor das crianças que são vítimas das guerras dos homense e perceber a maturidade que surge tão cedo em decorrência de experiências que nós, em tempos de "paz", desconhecemos.

Não pretendo criar um blog político. Pretendo escrever sobre os mais variados assuntos, sobre o interessante e o banal, sobre minhas idéias e sentimentos, ou qualquer coisa que precise ser dividida.





Enfim, bem vindos ao CHILDREN DON'T LIKE WARS!!